BENEFÍCIOS DO ALONGAMENTO
Jornal da Manhã - Saude/ MG - Alongamento - 12/02/2008Em meio à correria e ao estresse do dia-a-dia, o bem-estar do corpo e da mente geralmente é ignorado em favor da produtividade. Horas a fio em frente do computador e em posições inadequadas, problemas com o chefe, irritações no trabalho, tudo isso favorece a tensão muscular, que, futuramente, pode resultar até em lesões, como o torcicolo.
Esses males, no entanto, seriam evitados com um cuidado simples: o alongamento.
De acordo com o fisioterapeuta Luís Fabiano de Oliveira Sene, especialista em Traumatologia e Ortopedia, o alongamento é indicado para pessoas de qualquer idade, independente do fato de praticarem atividades físicas. "Os alongamentos são exercícios voltados para o aumento da flexibilidade muscular.
Com a prática regular, os músculos passam a suportar melhor as tensões diárias e dos esportes, proporcionando o realxamento e prevenindo o desenvolvimento de lesões", explica.
O fisioterapeuta reforça que tanto a vida sedentária quanto a prática de atividade física regular intensa promove o encurtamento das fibras musculares e deixa o corpo menos flexível. Nos dois casos, a conseqüência é a maior propensão ao desenvolvimento de problemas ósseos e musculares. Portanto, alongar regularmente é um hábito necessário a qualquer indivíduo.
"De manhã, antes e depois da prática esportiva, durante uma atividade física estressante ou quando sentir seus músculos com mais tensão.
O alongamento é válido em qualquer hora", frisa. Fabiano orienta que o exercício deve ser mantido, no mínimo, por 30 segundos e não é necessário prender a respiração.
Além de permitir o relaxamento da musculatura e diminuir as tensões, alongar ativa a circulação sangüínea em regiões que antes estavam contraídas, oxigenando melhor as fibras musculares. Outros benefícios citados pelo fisioterapeuta são a redução do estresse, da ansiedade e da fadiga corporal, assim como o aprimoramento da coordenação, pois os movimentos tornam-se mais soltos.
Outros benefícios. Melhora da postura corporal aprimoramento da concentração prevenção de dores facilidade para a realização de atividades de desgaste, como por exemplo: corrida, tênis, natação, ciclismo etc desenvolvimento da consciência corporal à medida que a pessoa focaliza a parte do corpo que está sendo alongada ajuda a liberar os movimentos bloqueados por tensões emocionais.
FONTE: SITE EDUCAÇÃO FÍSICA