ATIVIDADE FÍSICA REQUER CUIDADOS BÁSICOS

Gazeta do Povo - Paraná - Atividade Física - 04/02/2008

Com o fim do "inverno" em pleno verão, os parques voltaram a ficar cheios, principalmente no fim da tarde, quando muita gente aproveita para caminhar, correr ou dar uma volta de bicicleta. O feriado de carnaval também levou milhares de pessoas às praias. Na praia ou na cidade, o tempo bom é convidativo para a prática de atividades físicas. Muitas pessoas que não têm o hábito de se exercitar acabam se empolgando para dar uma corrida, jogar frescobol ou se divertir com uma partida de futebol de areia. O problema é que, para quem não está acostumado, o exercício pode resultar em dores pelo corpo ou até mesmo em lesões.

A orientação dos especialistas é para que se consulte um médico antes de se iniciar qualquer atividade física, mas, como nem todos fazem isso, é preciso tomar alguns cuidados básicos. Nada de chegar ao parque ou à praia e desembestar a correr sem fazer aquecimento e alongamento. Além de correr o risco de se machucar, no dia seguinte o "atleta" estará todo dolorido.

Ricardo Bergerson começou as caminhadas no Parque Barigüi, em Curitiba, na semana passada. "Viemos terça e quinta", conta Ricardo. Quando questionados sobre o alongamento antes do exercício, a resposta foi um sorriso amarelo. "É, não fizemos", confessa. Apesar do deslize, os dois acertaram ao começar devagar. "Estamos dando apenas uma volta." Mesmo não forçando o ritmo, Renata admite que na quarta-feira ficou dolorida. "Não estou acostumada, quase não conseguia andar."

Fazer exercício com um amigo pode ser um estímulo para não desistir, mas é importante respeitar o próprio ritmo. "A gente vê muito as pessoas andando em duplas. Isso é bom, mas nem sempre os dois têm o mesmo condicionamento. Se você não faz exercício e vai acompanhar alguém que está acostumado a correr, não vai dar conta", alerta o diretor do curso de Educação Física da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Carlos Augusto Afonso. "Tentar imitar ou 'competir' com os outros freqüentadores também não é uma boa idéia. Cada um tem seu limite."

Na praia

Quem está na praia deve lembrar que, embora muitas atividades à beira-mar tenham ar de brincadeira, elas também requerem uma preparação prévia. "Para jogar frescobol é importante alongar os membros superiores e evitar raquetes muito pesadas. O mesmo vale para quem preferir jogar bet ombro", aconselha o ortopedista William Yousef, do Hospital Vita Curitiba. A recomendação de aquecer e alongar vale para qualquer esporte. "E tem que alongar depois da atividade também", completa Yousef.

Para o médico Marcelo Leitão, especialista em exercício e esporte, é importante não exagerar. "Na diversão, às vezes a pessoa não percebe o quanto está se esforçando. Futebol, por exemplo, é uma atividade de alta intensidade, que pode ser bem cansativa para quem não está preparado", afirma.

Também é preciso ficar atento à reaplicação do filtro solar e a hidratação do corpo. "Bebida alcoólica não hidrata, pelo contrário. É preciso beber bastante água", aconselha Leitão. Roupas leves, alimentação balanceada e calçados adequados completam a receita. "É importante estar com um tênis que amorteça o impacto. Correr descalço só se for na areia fofa, senão vai acabar sobrecarregando as articulações", alerta o especialista. "Praias que são muito inclinadas não são boas para atividades físicas. Nesses casos é melhor ficar no calçadão."

Apesar da importância da orientação de um especialista, Leitão não acha que a falta dela deva ser uma barreira para a prática da atividades físicas. "Muita gente começa a praticar alguma atividade por conta própria, principalmente no verão, mas o importante é lembrar que o exercíco é sempre bem-vindo. Se pelo menos uma parte dessas pessoas que começou a fazer alguma coisa nessa época der continuidade ao longo do ano, já valeu a pena", diz.

FONTE: FONTE: SITE EDUCAÇÃO FÍSICA