ESPORTE ADAPTADO TEM DESEMPENHO DESTACADO - SP
O esporte adaptado de Santos foi um dos destaques da bela campanha da Cidade nos últimos Jogos Aberto do Interior, disputados em outubro em Praia Grande. Com a participação de 11 atletas (seis da natação e cinco do atletismo), a equipe conseguiu 13 medalhas.Entre os participantes da equipe Semes/Fupes, destaque para o nadador Carlos Farremberg, que obteve três ouros (50 metros borboleta, 50 e 100 metros livre) e para a atleta cadeirante Elizabeth Rodrigues Gomes, ouro nos 100 e 400 metros, e que festejou o heptacampeonato nos Abertos.
O nadador Jilvan Andrade dos Santos, em sua primeira participação, foi bronze nos 50 metros peito, mesma colocação de Diego Andrade Oliveira nos 50 metros borboleta. Valéria Cristina Teixeira foi prata nos 50 metros livre.
Osvaldo Brasil, técnico da da equipe de natação adaptada, ressaltou o bom desempenho da Cidade. Está sendo criada uma estrutura para os atletas portadores de necessidades especiais e, com mais apoio, a tendência será de melhores resultados nas próximas competições, comentou o treinador, alertando para a necessidade de mais parcerias.
PROFISSIONALIZAÇÃO
Para José Augusto de Souza Júnior, coordenador de natação e atletismo da Fundação Pró-Esportes de Santos (Fupes), a tendência é a profissionalização do esporte adaptado. Não se trata mais apenas de um trabalho de integração, que, é claro, ainda existe, ou uma atividade existencialista. As cidades estão realmente competindo entre si.
Os interessados em praticar alguma atividade adaptada podem procurar a Fupes ou falar com José Augusto nos telefones (13) 3561-6888 e 9172-3660.
FONTE:SITE EDUCAÇÃO FÍSICA